Parceria entre Sala Mineira e Sine é abordada em evento da Jucemg

Tema foi debatido no encontro com os municípios integrados à Redesim 

 

Agentes de desenvolvimento, atendentes da Sala Mineira do Empreendedor e secretários municipais participaram do 5º Encontro com os municípios integrados à Redesim, promovido pela Junta Comercial de Minas Gerais, na manhã da última terça-feira, 29. Transmitido por videoconferência (plataforma Microsoft Teams), o evento foi conduzido pelo gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, que sinalizou a “importância de tratar da melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento econômico dos municípios mineiros”. 

 

Para o gerente, o objetivo do encontro foi apresentar novas parcerias para a Sala Mineira do Empreendedor, que, em sua opinião, é um “espaço de referência para que o empresário, o contador e o cidadão de forma geral tenham acesso a uma série de serviços em um local único, sem a necessidade de peregrinar por diversos órgãos”.  Gabriel reforçou que, além da Jucemg,  Sebrae-MG e prefeituras, “os municípios podem e devem agregar mais serviços às Salas Mineiras, firmando parcerias com entidades de crédito, associações comerciais, CDLs, faculdades, dentre outros, como o Sine.” As informações para adesão ao Sine podem ser solicitadas por meio do e-mail dgat@social.mg.gov.br.  

   No encontro, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Coordenação Estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Angela Souza, abordou a possibilidade de parceria entre o Sine e a Sala Mineira, visto que, em sua opinião, ambos compartilham de objetivos comuns para o cidadão, seja para aquele que busca recolocação no mercado, seja para o que pretende empreender. 

   

 A Rede Sine Minas Gerais está presente, atualmente, em 123 municípios do estado, com 133 unidades de atendimento ao trabalhador. Os serviços prestados são: intermediação de mão de obra; orientação à emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao seguro-desemprego; qualificação social e profissional; orientação e certificação profissional; pesquisa e informações do trabalho e fomento a atividades autônomas e empreendedoras conforme as resoluções e normativas do Conselho Federal do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).  

 

   Outro produto disponível no site é o “Painel de Vagas do Sine”, cujo objetivo é oferecer consulta às vagas de emprego abertas em todo o estado, possibilitando ao cidadão filtrar as oportunidades de trabalho de acordo com seu município, unidade de atendimento, ocupação, bem como vagas abertas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD). A ferramenta permite que o trabalhador se informe sobre novas oportunidades de trabalho antes de sair de casa, o que pode evitar, por exemplo, deslocamentos desnecessários até uma das unidades de atendimento.   

 O Sine foi criado em 1975 sob a égide da Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego para a melhor organização do mercado de trabalho. A finalidade do órgão é a implantação de serviços e agências de colocação em todo país, a fim de estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, dentre outros.   

  

Projeto Ponte Digital   

   

Em sua fala, Ângela apresentou ainda o Projeto Ponte Digital, desenvolvido em meados de 2020, cujo objetivo é assegurar o acesso aos serviços digitalizados do Sine - disponibilizados on-line e em lojas virtuais pelo Ministério da Economia – para os cidadãos que não têm acesso a esses recursos e ou não saibam utilizá-los. O projeto funciona por meio de parcerias entre o governo de Minas e as prefeituras com pontos de atendimentos nos quais os trabalhadores recebem orientações, instruções e esclarecem dúvidas quanto ao uso das ferramentas.  Em Minas, o projeto já funciona em nove municípios, totalizando mais de mais de 1.180 atendimentos realizados. 

 

Para Marcel Souza, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, “a vida acontece no município e as parcerias com entidades locais são fundamentais para implementar políticas públicas de qualidade para o cidadão”. No encerramento do evento, os gestores da Sala Mineira e da Sedese apresentaram aos participantes um esboço do plano de ação que será compartilhado, em breve, com as prefeituras interessadas em contar com os serviços da Rede Sine Minas Gerais.  

  

Para ter acesso à apresentação e outras informações sobre o Sistema Nacional de Emprego clique aqui.