Licenciamento

O QUE É 

O Licenciamento consiste em definir as condições para a liberação do exercício das atividades econômicas, conforme o grau de risco (baixo, médio e alto) do estabelecimento já constituído/alterado, com os órgãos licenciadores do estado e municípios. 

O licenciamento é posterior à emissão do parecer de viabilidade, registro e inscrições tributárias.  

Em Minas Gerais, as licenças municipais e estaduais podem ser obtidas por meio do módulo de licenciamento presente no Sistema Integrador Estadual desenvolvido pela Jucemg, tais como licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 

Caso o grau de risco das atividades econômicas seja classificado como “nível de risco I” ou baixo risco, simultaneamente para prefeitura e entidades estaduais citadas acima, o empresário estará dispensado de ato público de liberação para o funcionamento da pessoa jurídica, conforme previsto na Lei 13.874 de 2019. 

Clique aqui para acessar o Sistema de Licenciamento. 

 

LEGISLAÇÃO SOBRE LICENCIAMENTO 

Legislação Estadual 

 

 

LEGISLAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS 

Estabelece os tipos e trâmites do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). 

Define as medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e espaços destinados ao uso coletivo. 

Estabelece critérios para licenciamento de empresas conforme Lei Federal nº 13.874/2019 e Lei Complementar Federal nº 123/2006, definindo os procedimentos de licenciamentos declaratórios no âmbito do CBMMG. 

Padroniza o fluxo para análise de Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico e vistorias de edificações e espaços destinados ao uso coletivo em Minas Gerais. 

Orienta os profissionais que atuam na elaboração de projetos e execução de obras submetidas à aprovação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 

 

LEGISLAÇÃO MEIO AMBIENTE 

 

LEGISLAÇÃO VIGILÂNCIA SANITÁRIA 

 

LEGISLAÇÃO INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA - IMA 

 

LEGISLAÇÃO MEI 

  • Resolução CGSIM 48 - Dispõe sobre o procedimento especial para o registro e legalização do Microempreendedor Individual – MEI, por meio do Portal do Empreendedor. 
  • Resolução CGSIM 59 - Altera as Resoluções CGSIM nº 22, de 22 de junho de 2010; nº 48, de 11 de outubro de 2018; e nº 51, de 11 de junho de 2019. 
  • Portal do empreendedor