Modernização da Jucemg beneficia o empreendedor mineiro

Autarquia equilibrou as contas e diminuiu o tempo médio de abertura de empresas

O governador Romeu Zema visitou, na última sexta-feira (6/1), a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para conhecer o balanço dos trabalhos nos últimos quatro anos. O governador foi recebido pelo presidente Bruno Falci e pelo vice-presidente Sauro Henrique de Almeida, acompanhados pela diretoria da Autarquia. Ao chegar à Jucemg, o governador Romeu Zema conheceu e elogiou as instalações da sede e fez questão de cumprimentar vários servidores.

Em seguida, Romeu Zema e sua equipe conheceram o balanço da atual gestão nos últimos quatro anos. Os números foram apresentados pelo presidente da Autarquia, Bruno Falci. Nos últimos exercícios a Jucemg conseguiu aumentar a receita sem reajustar as tarifas dos serviços, além de diminuir as despesas. Em 2018, o faturamento da Junta foi de R$ 60,8 milhões, contra R$ 76,4 milhões em 2022, um crescimento de 25,65%.

Em sua apresentação, Falci disse que os números apresentados “demonstram que a gestão do governador Zema resgatou o ambiente de negócios em Minas. De janeiro a novembro do ano passado foram abertos 77.716 empreendimentos no Estado. Em 2018, a Jucemg registrou a formalização de 46.730 empreendimentos”.

Já as despesas registraram queda de 26%, passando de R$ 37,7 milhões, em 2018, para 27,9 milhões neste ano. A mudança de sede, em junho de 2021, por exemplo, da Rua Sergipe para Avenida Augusto de Lima, na capital mineira, reduziu custos de aluguel e de manutenção do prédio. O resultado é uma economia de mais de R$ 540 mil ao ano.

“O superávit das contas é consequência do trabalho para equilibrar as contas. Daí o saldo de R$ 48,5 milhões”, explicou Falci.

O tempo médio de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) foi outro ganho para o empreendedor. Em 2019, eram gastos 90,9 horas para abrir uma empresa. No final de 2022 o tempo registrado foi de 29,5 horas.

Eficiência

Ao final da visita, o govenador Romeu Zema conversou com os membros da diretoria, vogais e servidores da Junta. Ele mostrou-se satisfeito com a maior eficiência e produtividade da Jucemg. “Desde 2019 houve redução do tempo de atendimento e um caixa superavitário, mesmo com o congelamento dos preços das tarifas. Isso para quem trabalha e produz é muito positivo. É apenas o início do trabalho de modernização da Junta”, disse.

Zema enfatizou a notoriedade e o reconhecimento da instituição que completará neste ano 130 anos. “É um órgão que nos dá orgulho, porque é referência em todo o Brasil. Por onde eu passo a Junta é elogiada. Parabéns a toda a equipe”, ressaltou.

Já o presidente Bruno Falci agradeceu a presença de Romeu Zema e disse, que em nome do povo mineiro, é muito grato “pelo resgate da autoestima da população de nosso Estado e das ações que têm um propiciado a atração de investimentos em Minas Gerais”.

Antes de deixar a sede, o governador Romeu Zema teve a oportunidade de conversar com o usuário Vander Fonseca. O contador revelou ao governador sua satisfação com os serviços prestados pela Jucemg que, segundo ele, “estão simplificados, seguros e com muita qualidade”.

Outras entregas

Dentre as entregas da autarquia entre 2019 e 2022, destaca-se a expansão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócio (Redesim). Foi ampliado o número de prefeituras integradas ao sistema, passando de 224 municípios para 422, com 198 novos acordos firmados.

O sistema permite cumprir todas as etapas para a abertura de negócios em um local único, pela internet, o que confere rapidez e segurança ao processo.

Outra vantagem é o Licenciamento Sanitário Simplificado. Atualmente, 105 municípios utilizam a ferramenta para a emissão de Alvará Sanitário Municipal no sistema da Jucemg. O convênio com a Secretaria de Estado de Saúde foi firmado em 2019.

Em 2022, também foi concluída a integração da Jucemg com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para compartilhamento de dados de registro e licenciamento. Também estão integrados ao Sistema o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)